Psicopedagogia para Criança e Adolescente

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por Roseli Schram (Instagram @rolselischram.psicopedagoga)

Vou explicar de maneira simples o que é Psicopedagogia e como ela pode ajudar seu filho. Veja aí:

Então…a Psicopedagogia tem como foco a aprendizagem. E o objetivo é trazer respostas para as dificuldades de aprendizagem e determinar ações para saná-las. Surgiu como um campo de conhecimento e ação interdisciplinar entre Educação e Saúde.

O que é aprendizagem?

A aprendizagem é um processo que acontece na relação entre o objeto de conhecimento e o sujeito, que em Psicopedagogia é chamado de aprendente. Porém, às vezes, essa relação não acontece, ou ocorre de forma não significativa, não se consolida, ou então há uma discrepância entre o que é ensinado e o esperado para a faixa etária. Mas, em todos os casos, há uma dificuldade.

Toda dificuldade em si é um obstáculo, isso quer dizer que existe algo que está afetando a capacidade do cérebro em receber e processar as informações, ou seja, existe uma dificuldade de aprendizagem.

E é aí que a Psicopedagogia pode ajudar seu filho.

A Psicopedagogia articula conhecimentos de várias áreas, como: Psicologia, Pedagogia, Neurologia, Psicanálise e, além disso, alia a sensibilidade de observação e escuta da criança ou adolescente. Também realiza uma análise dos fatores que estão impedindo o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Como a psicopedagogia pode atuar com as dificuldades do seu filho?

O profissional de Psicopedagogia investiga os motivos que desencadearam a dificuldade, para depois realizar a hipótese diagnóstica.

É na avaliação psicopedagógica que se configura a origem da dificuldade de aprendizagem, que pode ter causas internas ou externas.

Você sabe… na maioria das vezes os pais descobrem que o filho tem dificuldades de aprendizagem específicas somente na escola. É no cotidiano escolar que os educadores percebem que existe algo diferente, aí informam a família e tem início a procura da solução.

Dificuldades externas

Quando a dificuldade de aprendizagem, tem causas extrínsecas, ou seja, acontece por influências externas, elas podem ser diversas: desmotivação, inadequação da criança a uma metodologia e/ou ambiente escolar. Também pode haver conflitos familiares, sono insuficiente, má alimentação, estimulação insuficiente ou inadequada, fatores emocionais ligados ao próprio aprendente e seu contexto de vida.

Se a dificuldade acontece por influências externas, configura-se como uma condição passageira, e pode ser resolvida com ajustes no âmbito familiar e/ou escolar. A psicopedagoga saberá definir isso com mais precisão.

Dificuldades internas

Mas, às vezes, a dificuldade da criança ou adolescente não é resolvida com ajustes, ela persiste. Então, sua causa é intrínseca.

Equando isso ocorre a causa da dificuldade de aprendizagem é um distúrbio, ou seja, está ligado a um grupo de dificuldades pontuais e específicas caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica, caracterizando um transtorno de aprendizagem.

A palavra transtorno pode assustar, eu sei, mas não pense que seu filho é louco.Nada disso.

Outras formas de aprender

A presença de uma disfunção no processo natural de aquisição de aprendizagem manifesta déficits nas habilidades de linguagem (fala, leitura, escrita e/ou com números), memória, raciocínio, compreensão de regras e instruções, atenção e concentração.

O transtorno de aprendizagem é uma condição neurológica que afeta o processamento de informações e consequentemente a aprendizagem.

Por se tratar de um problema orgânico, os transtornos independem da vontade e escolha da criança ou adolescente, e não significa incapacidade de aprender, e sim uma forma diferente de assimilar.

Consulte um profissional em Psicopedagogia

Cabe ao profissional de Psicopedagogia, elaborar um plano de intervenção que atenda não somente as especificidades do transtorno de aprendizagem, mas também as particularidades da criança ou adolescente, pois cada aprendente é único. Por isso a psicopedagogia faz um trabalho individualizado.

A intervenção psicopedagógica se dá pela realização de atividades que buscam superar os obstáculos e minimizar os impactos do distúrbio no processo de aprendizagem. Assim, é possível garantir que as crianças/adolescentes efetivamente aprendam, desenvolvam autonomia e sejam capazes de atingir os objetivos escolares. Mas, mais importante: que se conheçam melhor e possam ser felizes consigo mesmas.

ROSELI SCHRAM, possui sólida experiência na rede pública e privada de ensino, onde exerceu função de professora, coordenadora e assistente técnica pedagógica. Pós-Graduada pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo, atua como Psicopedagoga desde 2012. Possui cursos de extensão e aperfeiçoamento em aplicação e interpretação de testes psicopedagógicos e neuropsicopedagógicos; Arte terapia para TDAH; Adaptação de atividades para alunos com DI; Método Panlexia. Atualmente está se especializando em Terapia ABA para autistas.

Obs:

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