O Ensino da Matemática no Cotidiano: Por Que é Tão Importante Aplicá-la?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Por: Isabela Erlacher

A Matemática é solução, não problema. E faz parte do cotidiano também. A Recriar entende que há diversas maneiras de apresentar o fantástico mundo da matemática para crianças e adolescentes. Leia agora o texto da professora Isabela Erlacher e entenda a importância de se introduzir a matemática na rotina de seus filhos de maneira divertida e prática. Depois de ler, fale com a Recriar para tirar suas dúvidas!!

A Matemática, para a maioria das pessoas, é a matéria que se destaca quando o assunto é dificuldade. Desde crianças, os alunos já apresentam medo e insegurança ao se tratar de números. A partir disso, surge a necessidade de relacionar a Matemática com o cotidiano para que seja visível a sua importância.

Mas como é possível relacionar a Matemática e o cotidiano dentro do ambiente escolar?

A resolução de situações-problema envolvendo aspectos habituais é uma maneira de apresentar de forma simples a utilidade de determinado conteúdo. Como por exemplo: no estudo das operações com números inteiros ou decimais, pode-se utilizar a ida ao mercado. Dentro desta situação é possível utilizar as quatro operações: a soma para calcular o total da compra, a multiplicação para descobrir quanto seria o preço de mais de uma unidade de um produto, subtração para calcular o troco, divisão caso o pagamento seja feito por mais pessoas, entre outros.

Exemplos de matemática no dia a dia: Fração e Geometria

No ensino de fração, por exemplo, a utilização de algo concreto como um inteiro e o processo da divisão é uma forma de representar o conteúdo na prática cotidiana. Além de sempre utilizar nos exercícios de situações-problema, conceitos que fazem parte da vivência de uma criança, como por exemplo: o momento da repartição de um bolo ou de uma barra de chocolate.

Em relação à geometria, existem inúmeras possibilidades. Utilizar materiais para medir a sala de aula e calcular a área é uma das maneiras de vivenciar a prática. Utilizar situações de noção de espaço, como por exemplo, quantas fileiras de carteiras cabem na sala, levando em consideração o tamanho da sala, o tamanho das carteiras e o espaçamento necessário.

Matemática no cotidiano: por que isso é tão importante?

Além de tornar o aprendizado mais dinâmico e interessante para o aluno, esses métodos fazem com que a criança/adolescente entenda onde vai utilizar os conceitos aprendidos e como é importante o estudo dos mesmos.

Existem diversas maneiras de apresentar, dentro do cotidiano, os conteúdos matemáticos, basta ter criatividade para elaborar de forma divertida, algo que cative a atenção dos alunos e faça com que eles enxerguem que a Matemática não é esse bicho de sete cabeças de que tanto falam e é muito mais simples do que parece.

ISABELA ERLACHER STERN – Estudante do 5º semestre de Licenciatura em Matemática no Centro Universitário Fundação Santo André, trabalha com aulas particulares de reforço escolar há dois anos e é estagiária no Colégio Pentágono em Santo André. Possui cursos de especialização de ensino como: A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Matemática – oferecido pelo MEC e Curso de Gamificação para a Educação, oferecido pela Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos. 

Gostou, se interessou? A Recriar pode te dar mais informações sobre aulas de matemática. Siga a Recriar nas redes sociais (Instagram e Facebook) ou entre em contato AQUI!!

Precisa de ajuda?