por Roseli Schram (Intagram @roselischram.psicopedagoga)
Psicopedagogia para idosos tem a mesma lógica geral da psicopedagogia, que é um campo de conhecimento estruturado e seu foco é a aprendizagem. E esta, por sua vez, é um processo que transcorre durante toda a vida. Assim, envelhecer exige, de certa forma, uma série de ajustamentos pessoais e sociais. Portanto, é um processo que também requer aprendizagem. É por isso que a psicopedagogia pode contribuir – e muito – para a construção de um envelhecimento saudável.
Mas como a psicopedagogia pode ajudar idosos?
A Psicopedagogia atua na reconstrução do conhecimento e construção de novos saberes, auxiliando o idoso a quebrar paradigmas, que é algo difícil nesta fase da vida. Você já deve ter ouvido expressões populares como “Burro velho não toma ensino” (às vezes com outro animal no ditado ou em adaptações do tipo: violão velho não aprende música nova). Bom, não são expressões muito simpáticas e elas revelam a ideia geral de que uma pessoa idosa não tem disposição para aprender algo novo.
Que tal mudar essa percepção (preconceituosa)?
Cabe ao psicopedagogo mediar esta aprendizagem, levando o idoso a resgatar a curiosidade, a capacidade de questionar e a criatividade, garantindo-lhe autoestima e autonomia. Além disso, o trabalho com o idoso visa também combater a ansiedade e a possibilidade de desenvolvimento de quadros depressivos.
A Psicopedagogia para idosos atua na prevenção de perdas e recuperação de funções cognitivas prejudicadas. Nos casos de Alzheimer, tem como propósito vivificar e fortalecer as funções cognitivas. E qual o resultado desse trabalho? É neutralizar as consequências negativas daquelas funções que já estão comprometidas.
Como é a atuação da psicopedagogia para idosos?
Seja na ação preventiva ou terapêutica, a Psicopedagogia para idosos atua através de planos personalizados de intervenção de estimulação das funções cognitivas. Para tanto, o profissional elabora um plano de intervenção composto por atividades que envolvem:
– percepção (espacial, visual e auditiva), atenção, memória, raciocínio lógico, equilíbrio, coordenação motora, memória operacional, controle inibitório, flexibilidade cognitiva, concentração e criatividade.
Ao resgatar e estimular o prazer de aprender, o psicopedagogo é mediador na restruturação e restauração do conhecimento, na medida em que sua atuação valoriza e resgata os saberes adquiridos pelo idoso no decorrer da vida. Assim, cria-se a motivação para uma nova apreensão da realidade e construção de novos conhecimentos que garantam qualidade de vida.
ROSELI SCHRAM – possui sólida experiência na rede pública e privada de ensino, onde exerceu função de professora, coordenadora e assistente técnica pedagógica. Pós-Graduada pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo, atua como Psicopedagoga desde 2012. Possui cursos de extensão e aperfeiçoamento em aplicação e interpretação de testes psicopedagógicos e neuropsicopedagógicos. Além disso: Arteterapia para TDAH, Adaptação de atividades para alunos com DI e Método Panlexia. Atualmente está se especializando em Terapia ABA para autistas.