Como ajudar os pequenos para que se interessem pela escrita e leitura juntamente com brincadeiras e situações cotidianas?
Vivemos em um mundo repleto de letras e números com significados distintos. As crianças estão inseridas neste mundo através dos contatos e trocas constantes com seus familiares, adultos próximos, colegas de escola, da vizinhança, do prédio, do bairro, primos e muitas outras pessoas. E como as pessoas proporcionam esta interação com a leitura e escrita para as crianças?
Nas mais variadas situações do cotidiano da vida dos adultos e das crianças!
Veja alguns exemplos de atitudes dos adultos na presença das crianças que servem de exemplos para os pequenos:
– Ler, responder e escrever bilhetes
– Ler para si mesmo livros, informações no computador e celulares, jornais, revistas, folhetos
– Procurar informações em placas de rua, em sinais de trânsito, nos celulares e sites diversos, em cartazes de rua, de estabelecimentos comerciais e nas etiquetas expostas nos supermercados, lojas, shoppings, feiras.
Agora você, pessoa já letrada, pode ter atitudes cercadas de carinho e atenção proporcionando momentos muito prazerosos com as crianças lendo histórias em livros variados, em sites da internet, em revistas e jornais, acompanhando filmes e mostrando legendas (pouco para não ficar cansativo). Mostrar os textos e ilustrações e relacioná-los também dá significado e ajuda na compreensão, além de conhecer mais ainda o livro e a história. Situações simples e de muita importância para a construção e aprendizagem da leitura e escrita…
Acompanhe crianças nesse processo e descubra como não é mágico! (no sentido de fácil…) É aprendizado, exige esforço, experiência e significado…
Você que já passou por esse aprendizado pode, de forma lúdica e no dia a dia, ajudar quem não domina este código alfabético a construir significados e funções e, também, atribuir prazer à escrita e leitura! Se quiser, fale com o pessoal da Recriar. Há excelentes profissionais que podem te ajudar nisso!
Heny Louzas Moutinho, Pedagoga formada pela PUC – SP 1985, atualizações constantes e mais de 20 anos de trabalho em acompanhamento de estudantes com necessidades especificas, especializada em alfabetização. Cursando Pós Graduação em Psicopedagogia FMU 2021, trabalha atualmente na Recriar Acompanhamento Escolar & Orientação Pedagógica desenvolvendo trabalhos no processo de alfabetização.