Pandemia x alfabetização: o que fazer?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

por: Rosangela Miyaji, para a Recriar – Acompanhamento Escolar e Orientação Pedagógica

Pandemia x alfabetização: o que fazer?” é sobre como a pandemia bateu em nossa porta no momento em que milhões de crianças estavam em fase de alfabetização. Mas e aí? Ora, houve, sim, prejuízo para elas. Famílias estão, claro, preocupadas, sem saber o que fazer, pra onde correr.

E é justamente disso que vou falar agora.

Números dessa luta entre alfabetização e pandemia

 O número de crianças entre 6 e 7 anos que não sabia ler ou escrever saltou de 1,429 milhão em 2019 (o equivalente a 25,1% das crianças brasileiras nessa faixa etária) para 2,367 milhões (40,8% das crianças) em 2021.

O aumento é de 65,6% em comparação com os números de 2019. Assusta, não? Os números são alarmantes para quem está apenas começando a sua vida escolar. E é daí que vem a pergunta: Pandemia x alfabetização: o que fazer? Mas antes vou apresentar as consequências.

As consequências da pandemia na alfabetização das crianças:

  • Elas não conseguem acompanhar outros colegas alfabetizados, o que pode gerar frustações;
  • Desânimo maior pelos estudos;
  • Não ter vontade de ir para escola;
  • Em longo prazo: virar um aluno repetente;
  • Ou você pode considerar que não é tão trágico assim um atraso de um ou dois anos na vida escolar de seu filho ou sua filha.

E tudo bem você pensar assim. Mas…

… os primeiros anos de escola as crianças carregam por toda a vida

Lembro-me de quando o meu filho começou a ler. Era fantástico vê-lo ao sair nas ruas, porque queria ler tudo que aparecia na frente. Dizia: “Olha, mamãe, eu sei o que está escrito”! A alegria, então, era contagiante.

Sabemos do grande desafio como professores e pais de manter a motivação dos nossos filhos pelos estudos. Ou, ainda, de manter aquele brilho nos olhos para que as crianças queiram ler mais e mais.

Agora, a resposta para “Pandemia x alfabetização: o que fazer?

Então, para minimizar os problemas (gente, a pandemia aconteceu, as escolas ficaram fechadas um bom tempo, você, eu, todos sabemos que o estrago já foi feito, certo?), o que fazer? Bom, há pais e mães que tentaram alfabetizar em casa mesmo, com seu próprio conhecimento pedagógico.

Mas em situações de exceção, isso pode funcionar. No geral, o que seria melhor fazer? O ideal é pedir ajuda para profissionais, de maneira individualizada. E, infelizmente, há muitos que não podem pagar por isso. No entanto, profissionais estudaram pra isso e merecem receber, certo? Mesmo assim há gente que faz trabalho voluntário, então, tudo pode se resolver.

Pandemia x alfabetização: o que fazer? Milhões de crianças foram prejudicadas em seu processo de alfabetização por causa da pandemia. Uma solução para minimizar o problema é pedir ajuda individualizada de pedagogas.
Pandemia x alfabetização: o que fazer? – você sabe, as crianças foram prejudicadas em seu processo de alfabetização por causa da pandemia. Solução? Bom, aulas individualizadas, com pedagogas especialistas, ajudariam a minimizar o problema. Não tenha receio de procurar ajuda!

As coisas se ajeitam

O duelo Pandemia x alfabetização criou uma lista de problemas para todos. Mas você procurar ajuda para alfabetizar sua criança pode ser a melhor saída. E, com esforço, paciência e dedicação, as coisas se ajeitam com o tempo.

Vou dar uma dica valiosa:

Nós da Recriar…

…trabalhamos, por exemplo, de uma forma mais dinâmica e lúdica, tornando a aprendizagem algo mais prazeroso e feliz.

Bom, já informei você, já fiz nossa propaganda e mostrei que dá pra resolver a questão da falta de alfabetização provocada pela pandemia.

Então, gente, vem pra Recriar! Vocês não estão sozinhos nessa!

Rosangela Miyaji é pedagoga e professora

Veja meu Linkedin, conheça meu trabalho!
Precisa de ajuda?